Nem só de poderes e atributos vive um aventureiro. É preciso ter uma gama de habilidades para sobreviver e tornar-se um herói! As habilidades representam coisas que seu personagem pratica e/ou estudou durante a sua vida.
Levamos em conta que TODOS os personagens sabem ler e escrever (pelo menos a sua língua nativa) e tem uma mínima noção de combate. As habilidades Linguística e Combate Corpo-a-Corpo são consideradas especializações.
Visando ser um sistema simples, Barrigas & Pelos separou as habilidades por subclasses, que são a ocupação do seu personagem e engloba as habilidades iniciais (com os seus atributos relacionados) e poderes especiais em kits pré-prontos.
Todo personagem quando escolhe uma subclasse começa com três habilidades relacionadas a essa subclasse. Todo teste de habilidade no jogo é feito rolando 3d6 (três dados de seis faces) contra uma dificuldade base, onde o resultado dos dados definirá se você teve sucesso ou fracasso na sua ação. Um resultado 18 representa o sucesso absoluto e um 3 sendo uma falha crítica.
Quando você escolhe um kit, você passa a ser treinado nas habilidades dele. Um personagem ‘treinado’ numa habilidade ganha +1 em testes que envolvam essa habilidade. Da mesma maneira, caso você queira usar uma habilidade que não esteja familiarizado (exemplo: um guerreiro com inteligência mediana tentando ler um pergaminho antigo) aí ele sofre um redutor de -1 nos seus testes envolvendo essa habilidade.
Confira a seguir, clicando no nome da subclasse para ver o seu conteúdo:
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